5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo


De 07 a 15 de setembro acontece o 5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, com o tema “Nossa Pátria é o Teatro”, realizado pelo Instituto Pombas Urbanas, no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), localizado em Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista. Toda a programação é gratuita.

O 5° Encontro Comunitário traz grupos e artistas que compõem a Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México,  Peru, Uruguai e Brasil), fundada em 2009, para um intercâmbio artístico, apresentações teatrais e oficinas durante nove dias de atividades.

Um encontro voltado a grupos, artistas e interessados em trocar experiências sobre o fazer artístico em Comunidade. Além de desfrutar de uma programação artística, ocupar praças e ruas do bairro Cidade Tiradentes com teatro e cortejos, os integrantes dos grupos e o público têm a oportunidade de conhecer o fazer teatral desses coletivos e a atuação ativa em suas respectivas comunidades.

A abertura do Encontro será realizada pelo bloco afro Ilú Obá de Min (São Paulo), que fará um cortejo com todos os participantes pelas ruas do bairro. Na sequência, o grupo Pombas Urbanas apresenta o espetáculo “Mingau de Concreto”, texto de Lino Rojas.

Na programação de espetáculos: “Schoolombia” e “Sketch”, do Grupo Pantolocos de Casa Arte (Colômbia); “Entre el Cielo y la Tierra”, do Teatro de Los Volcanes (México); “Águas Profundas”, do grupo Vichama Teatro (Peru); “Cuentos Eróticos Africanos”, do Grupo de Teatro Esquina Latina  (Colômbia); “Dois Perdidos”, da Cia do Esculacho (Mogi das Cruzes - SP); “Nós da Lona - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, do Grupo de Circo Teatro Palombar (Cidade Tiradentes - SP); “Tudo Está Organizado Para que Nada Aconteça”, da Cia Humbalada (Interlagos - SP); e “O Morro do Pássaro Falante”, da Casa do Beco (Belo Horizonte - MG).

Durante o Encontro também acontecerão reuniões da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade e Fóruns de Discussão acerca do Teatro Jovem, com seminários que visam a reflexão sobre o fazer artístico comunitário e as políticas culturais na América Latina.
                                
Contemplado pelo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural 5ª Edição, as ações do Encontro promovem o intercâmbio de conhecimentos e fazem parte das atividades da Escola Latino Americana Itinerante de Teatro, que soma as experiências de renomados diretores teatrais e jovens artistas comunitários.

PROGRAMAÇÃO
*As apresentações que acontecem fora do Centro Cultural Arte em Construção estão especificadas abaixo.

Sábado – 07/9
10h - Acolhimento e Oficina de Integração
14h - Abertura – Concentração para o cortejo
15h - Cortejo com o grupo afro Ilú Obá de Min, São Paulo
16h - “Mingau de Concreto”, do Grupo Pombas Urbanas (Praça do 65)
19h30- Lançamento do livro “Teoría, Técnica y Práctica Del Suceso en la Vida y en el Teatro”, do director cubano Rolando Hernandez
20h - Apresentação do “Samba de Roda Nega Duda” e do grupo de percussão “As Três Marias, o Sol e a Lua”, São Paulo

Domingo – 08/9
11h - “Sketch”, do Grupo Pantolocos de Casa Arte, Colômbia (Praça do 65)
15h - Fórum: “Teatro Jovem – Transformando Nosso Corpo Continente”
20h - “Entre el Cielo y la Tierra”, do Teatro de Los Volcanes, México

Segunda – 09/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade – Avaliação
10h - Intercâmbio com os jovens – Articulação Comunitária (CEU Água Azul)
15 h - Oficina de Dramaturgia, com o Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia
15h - Oficina de Trabalho Corporal, com o grupo Caja Lúdica – Guatemala
20h - “Nós da Lona - Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, do Grupo de Circo Teatro Palombar, São Paulo

Terça – 10/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade - Próximos Passos
10h - Intercâmbio com os jovens – Comunicação (CEU Água Azul)
15 h - Oficina de Dramaturgia, com o Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia
15h - Oficina de Trabalho Corporal, com o grupo Caja Lúdica – Guatemala
20h - “Tudo Está Organizado Para que Nada Aconteça”, da Cia Humbalada, São Paulo

Quarta – 11/9
8h às 15h - Passeio turístico por São Paulo
20h - “Dois Perdidos”, da Cia do Esculacho (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes)

Quinta – 12/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade
10h - Intercâmbio com os Jovens – Fazer Teatral (CEU Água Azul, nº1262);
15h - Oficina de Direção, com o grupo Catalina Sur, Argentina
15h - Oficina de Workshop - Linguagem, com o grupo Teatro Trono Compa, Bolívia
20h - “Schoolombia”, do Grupo Pantolocos de Casa Arte, Colômbia

Sexta – 13/9
10 h - Reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade
10h - Oficina Teatro e Incidência, com Fredy Bedoya, integrante da Corporación Cultural Nuestra Gente (CEU Água Azul)
15h - Oficina de Direção, com o grupo Catalinas Sur, Argentina
15h - Oficina de Linguagem, com Teatro Trono de Compa, Bolívia
20h - “Cuentos Eróticos Africanos”, do Grupo de Teatro Esquina Latina, Colômbia

Sábado – 14/9
10h - Fórum: “Teatro Jovem – Transformando Nosso Corpo Continente”
14h - Café de la Memória – Encontro artístico que reunirá cenas teatrais, músicas, poesias e outras diversas formas de intervir, com o objetivo de compartilhar experiências dos trabalhos desenvolvidos nos diversos países da América Latina com todos os presentes no encontro.
19h - “Águas Profundas”, do grupo Vichama Teatro, Peru
21h - Show de Edvaldo Santana e Jordana, São Paulo

Domingo – 15/9
11h - “O Morro do Pássaro Falante”, da Casa do Beco, Minas Gerais (Praça 65);
15h - Show Tita Reis, São Paulo
17h – Show Nhocuné Soul, São Paulo


SINOPSE DOS ESPETÁCULOS

 “Schoolombia” - Grupo Pantolocos de Casa Arte (Colômbia)
Schoolombia é uma história simples, despojada de moralismo e de maniqueísmo, no entanto, tem uma alta dose de crítica ao sistema educacional vigente. É um show divertido em que quatro jogadores estão apostando uma dissimulada iconoclastia, em que se misturam o palhaço, a mímica corporal e o humor negro. Duração: 60 minutos. Classificação: livre.

“Sketch” - Grupo Pantolocos de Casa Arte (Colômbia)
A partir da linguagem corporal, com técnicas de clown, mímica, pantomima, improvisação, malabares, música, dança e contorcionismo, o espetáculo aborda de maneira extracotidiana uma visão sobre a situação e o comportamento das comunidades. Los Sketch falam da cultura popular e contam a história de dias normais na vida de paradoxos personagens. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

“Entre el Cielo y la Tierra”, do Teatro de Los Volcanes (México)
No espetáculo de dança-teatro, duas atrizes interpretam a vida e a mitologia maia a partir das lendas da criação e do desenvolvimento do Povo de Zinacantan, representantes da cultura dos altos de Chiapas. Dança aérea, poemas, música indígena e música pré-hispânica também compõem a obra. Duração: 60 minutos. Classificação: livre.

“Águas Profundas”, do grupo Vichama Teatro (Peru)
O espetáculo aborda a indiferença da humanidade quanto à destruição da natureza e o excesso de consumo. A mensagem que os cinco atores transmitem é a de tentar recuperar a cultura da reciprocidade com a Mãe Terra e o próximo: homens, mulheres e crianças que são vítimas da mudança climática.

“Cuentos Eróticos Africanos”, do Grupo de Teatro Esquina Latina (Colômbia)
Seis séculos depois de Giovanni Boccaccio escrever seu clássico "Decameron", o antropólogo alemão Leo Frobenius (1873 -1938) revela o "The Decameron Negro", uma vasta coleção das histórias cheias de humor, sabedoria e erotismo, que ele reuniu durante suas frequentes viagens ao redor do continente africano. Duração: 60 minutos. Classificação: livre.

“Dois Perdidos”, da Cia do Esculacho (Mogi das Cruzes - SP)
O espetáculo traz a história de Paco e Tonho, que trabalham em um mercado de peixe e vivem em um quarto numa condição miserável. Tonho se prende ao fato de não ter bons sapatos, principal razão de sua condição social. Em contraponto, Paco tem um belo par, mas se nega a emprestar a Tonho. Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos.

“Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, do Grupo de Circo Teatro Palombar (Cidade Tiradentes - SP)
O espetáculo conta a história de um vendedor de pipoca que sempre sonhou entrar para o circo, até que um dia recebe essa oportunidade. Mas, para isso, primeiro precisa conhecer a história do circo na antiguidade, o circo moderno, a chegada do circo no Brasil e o circo contemporâneo e, assim, conseguir realizar o sonho de se tornar o palhaço do Circo Teatro Palombar. Duração: 70 minutos. Classificação: livre.

“Tudo Está Organizado Para que Nada Aconteça”, da Cia Humbalada (Interlagos - SP)
Um corpo sumiu e os personagens precisam dos pedaços para compor uma sobrevida. Partindo da pesquisa do bufão, o experimento cênico itinerante e de rua se baseia nos estudos das principais avenidas da região da zona sul de São Paulo e da condição do ator marginal. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.

“O Morro do Pássaro Falante”, da Casa do Beco (Belo Horizonte - MG)
A partir do olhar das crianças sobre o universo do mundo adulto, o espetáculo aborda conflitos do dia a dia de uma comunidade e a necessidade de reflexão sobre a mediação de ações, como uma fruta que cai insistentemente na casa de uma vizinha, o acumulo de lixo; as fofocas, a violência doméstica, o abuso sexual de menores e a condição de um morador de rua. Duração: 50 minutos. Classificação: livre.
  
SOBRE O POMBAS URBANAS
 Desde 2008, o Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita (primeira turma de teatro jovem da Cidade Tiradentes formada pelo Pombas) fazem do bairro Cidade Tiradentes palco para a realização do Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, e que hoje conta com mais dois coletivos formados: a turma Circo Teatro Palombar e o grupo de teatro Aos Quatro Ventos.
 A história do Pombas Urbanas tem início em 1989 no projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) com o objetivo de formar jovens de São Miguel Paulista, zona leste, com base no conceito do "Ator Orgânico" - aquele que não dissocia sua arte da vida; sendo capaz de produzir, comunicar e administrar.
Desde então, com a orientação artística de Rojas, o grupo desenvolveu pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia, o que resultou na montagem de 11 espetáculos; todos com textos de Lino e criados a partir da pesquisa coletiva. A linguagem adotada pelo grupo sempre se voltou para populações com pouco ou nenhum acesso à arte e, com o tempo, sua prática trouxe ações cada vez mais estruturadas, que possibilitassem o acesso ao fazer teatral e espetáculos, como diversas apresentações em bairros periféricos, cursos de iniciação ao teatro para jovens e a elaboração de projetos de teatro para o desenvolvimento humano.
Em 2003, o grupo ganhou o 3º edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto "Da Comunidade ao Teatro, do Teatro à Comunidade", que durante dois anos previa a multiplicação da experiência do grupo para jovens da zona leste.
Em janeiro de 2004, o grupo conseguiu a cessão em regime de comodato por 20 anos de um galpão no bairro Cidade Tiradentes, um dos bairros mais populosos da cidade - mais de 300 mil habitantes - em sua maioria afrodescendentes, distante 40 km do centro. O galpão estava abandonado há quase 10 anos e a primeira intervenção teatral foi feita em meio aos escombros para uma plateia de 50 crianças e familiares, o início da transformação de um local que era marcante em suas memórias como um espaço de violência e abandono.
Em 2012, cerca de 22 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural Arte em Construção, formando uma rede de moradores (jovens, crianças e seus familiares), que se envolvem diretamente no processo artístico e comunitário que fazem parte. É desta forma que os integrantes do Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade, com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir e refletir sobre sua realidade por meio da arte.

SERVIÇO
5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo
De 07 a 15 de setembro, das 10h às 20h – Entrada gratuita
Centro Cultura Arte em Construção (CCAC) - Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2285-5699 / 2285-7758.
Teatro Ventre de Lona. Capacidade: 130 lugares. Acesso para deficientes. Estacionamento. Classificação: livre.

*Local das apresentações fora do Centro Cultural:
- Praça do 65 – próxima ao Centro Cultural Arte em Construção
- CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2016-4476 / 3396-3520
- Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes, SP. Tel. (11) 2555-2840

Informações para imprensa:  imprensaencontro@gmail.com  12285-5699 / 98565-5692
 Redes sociais:  Instagram: @pombasurbanas  Facebook: 5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem
 Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes/SP
Telefones: 11 2285-5699/ 2285-7758
www.pombasurbanas.org.br
Facebook: Instituto Pombas Urbanas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Deu no Le Monde

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural