19ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural

CNPC_19ª-Reunião-Ordinária-do-CNPC-em-Brasília-julho-de-2013 (2)A ministra da Cultura, Marta Suplicy, deu início, na manhã de terça-feira (30), à 19ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), em Brasília. Durante a abertura, a ministra deu posse à representante do colegiado setorial indígena e conversou com conselheiros sobre as principais ações do MinC.
“É a segunda reunião do Conselho na minha gestão e eu considero esse fórum o mais importante, já que são vocês que mostram a rota das ações do nosso ministério”, declarou Marta Suplicy aos representantes dos 16 colegiados que compõem o plenário.
A ministra empossou a representante do Colegiado Setorial Indígena, Naiara Yusi Dolabella Sampaio, que foi escolhida no Fórum Setorial das Culturas Indígenas, realizado no último dia 21. Nesse processo de escolha dos representantes dos colegiados setoriais, há atualmente a participação de 351 integrantes da sociedade civil.
Nesse sentido, o trabalho do MinC está voltado à inclusão social e à ampliação da participação direta da sociedade. A ministra explicou algumas ações como o edital Amazônia Cultural – que será lançado na próxima quinta-feira (1º), em Boa Vista (RR) –  para fomentar exclusivamente a cultura do Norte do país.
“Outra ponto que conseguimos dar um passo importante no ministério é o fortalecimento da cultura indígena: entregamos na semana passada o prêmio Culturas Indígenas – Raoni Metuktire e vamos instalar 50 antenas de internet em Pontos de Cultura Indígenas. Com o Vale-Cultura também vamos estimular a produção artística local para que os estabelecimentos das cidades, assim como os Pontos de Cultura, possam receber o trabalhador que quer consumir cultura”, completou Marta Suplicy.
CEUs
Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) também proporcionarão à comunidade o acesso à cultura com os cinemas e as bibliotecas de arte, por exemplo. A ministra explicou que os CEUs trabalharão em parceria com o Vale-Cultura: “A pessoa irá utilizar o benefício para  conhecer aquilo que ela está podendo saber que existe a partir da formação artística lá dos CEUs”.
Representantes dos colegiados tiveram a oportunidade de apresentar algumas situações à ministra, durante a abertura, e continuam reunidos  na 19ª Reunião Ordinária do Plenário do CNPC até a quarta-feira, 31.  A reunião é presidida pelo secretário-executivo do MinC, Marcelo Pedroso, e conta com a participação de dirigentes do sistema MinC.
CNPC
O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura. A finalidade do órgão é propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves)
Destaco que, a Ministra empossou os parentes Romancil Cretã (titular) e à Naiara Tukano (suplente) como membros do Plenário do CNPC,para os quais desejo muita luz na missão.
Marly Cuesta
Tuxáua 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Deu no Le Monde

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural