10 anos do Cultura Viva!!!



O Programa Cultura Viva, criado em 2004, completa, em 2014, 10 anos de existência. O programa se pauta na valorização e reconhecimento de grupos ou coletivos que realizam trabalhos culturais em suas comunidades, em prol da cidadania e diversidade cultural. O "Cultura Viva" surgiu para estimular e fortalecer, no país, uma rede de criação e gestão cultural, que tem como referência os Pontos de Cultura.
As ações da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) baseiam-se na meta 23 do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que prevê 15 mil Pontos de Cultura em funcionamento até 2020. Além disso, outras ações prioritárias da secretaria envolvem a valorização dos conhecimentos de povos e comunidades tradicionais, políticas de acessibilidade, valorização da cultura LGBT e políticas para criança e juventude.
Atualmente, já foram reconhecidos mais de três mil pontos de cultura em todo país. O programa promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil, por meio de convênios celebrados após a realização de chamada pública. "Os pontos de cultura são uma grande oportunidade de conectar crianças e jovens com uma formação cultural mais densa, profunda, de um Brasil que a gente muitas vezes desconhece", esclarece a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.
TEIA da Diversidade 2014
Palco da Teia Brasil 2010 em Fortaleza-Ce
Entre os dias 19 e 24 de maio, acontece, em Natal, a TEIA Nacional da Diversidade 2014. O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral, no campo cultural, para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.
A TEIA Nacional da Diversidade 2014 contará com um grande Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, nos dias 19 e 20, que discutirá o programa, a institucionalização e o projeto de lei Cultura Viva. "Será um momento de discussão de políticas setoriais específicas, e de discutir ações estruturantes que são as redes dos Pontos de Cultura. Será uma grande conferência social de cultura", enfatiza Márcia Rollemberg.
A TEIA Nacional tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
Confira aqui as chamadas para participar da Cobertura Colaborativa, da Concepção da Marca e da Mostra Artística da TEIA Nacional da Diversidade 2014.
Confira a entrevista com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural