4º Fórum Cearense de Pontos de Cultura ocorrerá, de 24 a 26/5, no Theatro José de Alencar


O evento é uma iniciativa da Secretaria do Estado do Ceará e da Rede Cearense de Pontos de Cultura, sendo o resultado do trabalho de articulação e diálogo com os agentes culturais para o fortalecimento da política Cultura Viva no Estado.
Com o intuito de debater as questões relativas à política Cultura Viva do Estado, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/Ce) e a Rede Cearense de Pontos de Cultura promovem, nos dias 24, 25 e 26 de Maio, no Theatro José de Alencar, o 4º Fórum Cearense de Pontos de Cultura. O encontro reunirá gestores e representantes de entidades que atuam com a temática no Estado.
A abertura do evento ocorrerá na quinta-feira (24/5), às 19h, contando com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, e de representantes da Rede/Comissão dos Pontos de Cultura e do Ministério da Cultura. Para a mesa de abertura “Cultura Viva: o Brasil de Baixo Para Cima”, a atividade terá como debatedores o historiador e idealizador do Programa Cultura Viva, Célio Turino, e o membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas.
O segundo dia do Fórum, sexta-feira (25/05), iniciará com a mesa II “Cultura Viva: diversidade, participação social e resistência democrática", com as exposições do sociólogo, ex - Ministro da Cultura e atual presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, e da representante do Ponto de Cultura Coco de Umbigada de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum. Na sequência, às 10h, ocorre a mesa III "Cenários e Perspectivas da Política Cultura Viva" com a participação do secretário Fabiano Piúba, e de representantes do MINC e da Rede Cearense de Pontos de Cultura.

Em pauta: Lei Cultura Viva do Ceará
O 4º Fórum Cearense de Pontos de Cultura contará, na sexta-feira, 25/5, às 19h30, com uma apresentação de suma importância para os agentes culturais do Estado, sobre o Projeto de Lei "Cultura Viva do Ceará”, a ser enviado para votação na Assembleia Legislativa do Estado. A apresentação será realizada pela secretaria da Cultura do Estado e pela Rede Cearense de Pontos de Cultura ressaltando, entre as conquistas previstas no Projeto de Lei, a certificação anual de entidades culturais da sociedade civil no âmbito do Programa Cultura Viva, que amplia e fortalece a Rede Cearense de Pontos e Pontões de Cultura.
Além das mesas e das apresentações artísticas, serão realizados Grupos de Discussão para debater os temas que envolvem o Programa Cultura Viva como diversidade, comunicação, liberdade de expressão, fomento, produção e difusão cultural.

Lançamentos
Durante o Fórum serão lançados os livros: “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina”, do Gestor cultural, dramaturgo e escritor, Alexandre Santini; ”Direitos Humanos, Democracia e Reflexões sobre o Brasil Contemporâneo”, da ONG Fábrica de Imagens; e o livro " Cultura a unir os Povos", do historiador, Célio Turino.
Os representantes das entidades que atuam como Ponto de Cultura devem realizar as inscrições através do email:producaoforum18@gmail.com ou dos telefones (85) 98815.5860 / 99647.6996. A participação no evento é gratuita.

Saiba mais:
Os Pontos de Cultura surgiram durante o Governo do Presidente Lula, com o objetivo de fortalecer entidades que articulam e desenvolvem atividades culturais em comunidades e redes, através da Política Nacional Cultura Viva. No Ceará, cerca de 200 Pontos de Cultura são conveniados com o Estado e com o Governo Federal.

Prêmio Pontos de Cultura do Ceará
Lançado em novembro de 2017, o prêmio Pontos de Cultura do Ceará, com total de R$1,3 milhão na premiação, tem o objetivo de reconhecer e fomentar 50 entidades culturais da sociedade civil que foram chanceladas como “Ponto de Cultura” no âmbito da política do Programa Cultura Viva. Uma ação do Governo do Estado, através da Secult, com o objetivo de fortalecer o campo artístico-cultural mobilizado pelos pontos de cultura, assim, atendendo uma das diretrizes e objetivos da meta 07 do Plano Estadual da Cultura e fortalecendo a Rede Estadual de Pontos de Cultura.  
O prêmio surgiu com uma ação de retomada e de fortalecimento da Programa Cultura Viva no estado, numa construção compartilhada com representantes da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e gestores da Secult. Cada entidade selecionada no Prêmio Pontos de Cultura do Ceará receberá o prêmio financeiro no valor de R$ 26 mil. Serão premiados 50 Pontos de Cultura pelas boas práticas realizadas junto as suas comunidades.  

Serviço
4º Fórum Cearense de Pontos de Cultura
Data: 24, 25 e 26 de maio de 2018
Local: Teatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 - Centro
Abertura: 24 de maio de 2018 (quinta-feira), às 19 horas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Evento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural