4º FESTIVAL FORTALEZA INSTRUMENTAL PRIORIZA PERCUSSÃO

Bora bater tambor, maracatucar e ser feliz!!




O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! O evento que já teve entre suas atrações`, Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental brasileira, acontece nos dias 28 e 29 de julho, no SESC Iracema, com vasta programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.
Em sua quarta edição, o Festival Fortaleza Instrumental, seguindo sua essência de sempre priorizar um timbre musical, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de percussão (a primeira edição foi dedicada às cordas, a segunda aos tecladistas, e a terceira aos instrumentos de sopro) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.

“Nada mais oportuno, pois a prática musical percussiva tem crescido muito em Fortaleza”, explica o idealizador e coordenador geral da mostra, Pingo de Fortaleza.
Nesta edição com curadoria do produtor cultural Arnóbio Santiago, o público será presenteado com 2 seminários, 6 oficinas e shows.

Os shows que acontecem, dias 28 e 29 de julho, sempre das 19h30, às 22h, serão de Marco Lobo e Marcos Suzano, dois dos maiores percussionistas brasileiros com experiências entre os grandes nomes da música nacional e também internacional e do talentoso percussionista cearense Hoto Júnior, além dos grupos Caravana Cultural com regência de Marcelo Santos e dos grupos da Orquestra Solar de Tambores; a de iniciantes regida por Fernanda Brasileiro e a principal com regência do griô Descartes Gadelha.
Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com atividades de oficinas temáticas, tais como a de Pandeiro Brasileiro ministrada por Marcos Suzano; a de Ritmos Nordestinos, com Hoto Júnior e a de Ritmos Mineiros com Marcus Lobo, além das de práticas de maracatu e outros ritmos africanos, dirigidas por Marcelo Santos, Descartes Gadelha e pela Doutora em Música, Catherine Furtado, que também protagonizará o seminário que discutirá o ensino da percussão nas escolas públicas do Estado do Ceará.

Toda a programação do 4º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através da Lei do Mecenato e as inscrições estarão abertas do dia 24 a 27 de julho na Associação Sola (av. da Universidade, 2333, Benfica), das 09h30, às 15h30.

A programação completa do evento se encontra na página  Fortaleza Instrumental 

Serviço
4º Festival Fortaleza Instrumental
Shows, oficinas e seminários
Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Dias 28 e 29 de julho
Seminários: 9h às 11h30
Oficinas: 13h as 19h
Shows a partir das 19h30
Inscrições e informações: (085) 3226 1189
Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)
Avenida da Universidade, 2330 - Benfica
Associacaosolar@gmail.com
Evento no Facebook:

Fonte: Associação Solar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural