Desafios da gestão colaborativa

Termos como planejamento colaborativo, co-criação e processo há algum tempo vêm sendo adotados em áreas como Terceiro Setor, comunicação, inovação e recentemente têm se consolidado também no universo corporativo.

A tendência de buscar soluções mais participativas e colaboradas na gestão aponta a deficiência de modelos mais centralizados e hierárquicos na resolução de problemas e também o desejo de criar bases de atuação mais estruturantes junto aos diversos públicos.
Há alguns anos adotando essas mesmas práticas em metodologias para projetos nas áreas culturais, criativas e sociais, passei a me debruçar sobre o desenvolvimento de métodos colaborativos voltados para a gestão nessas mesmas áreas. Não me parecia mais suficiente trabalharmos com métodos essencialmente colaborativos na criação se a forma de gerir os projetos também não reverberasse na mesma sintonia.
O ‘como fazemos’ ganhou uma dimensão de pesquisa no meu dia a dia profissional. Pesquisar a gestão surgiu também como resposta a uma inquietação pessoal em perseguir uma ampliação de efetividade nos projetos realizados. Não se trata apenas de fazer bem e com qualidade, mas fazer visando à ampliação de efeitos positivos para os diversos públicos envolvidos nas ações – sejam públicos internos ou externos.
Percorrendo o caminho de uma gestão mais efetiva e sustentável, pontuo quatro aspectos que considero centrais para a atuação colaborada:
Abordagem sistêmica e circular
Pensar projetos como um sistema vivo permite ao gestor alcançar a complexidade inerente às ações e criar condições para ampliar os efeitos positivos que delas derivam. Projetos são ambientes extremamente ricos e dinâmicos de aprendizagem contínua. Para aprendermos ao empreender é importante abrirmos espaço para pesquisar sobre as nossas práticas, como ciclos constantes de aprendizagem.

Diálogo
Um projeto é o futuro a fazer, um possível a transformar em real. Para que essa transformação se dê de forma plena para os diversos envolvidos é necessário haver diálogo. Fundamental entender a dialogia como uma prática que permite o estabelecimento de relações humanas mais harmônicas e fluidas e também como meio para aprofundar e consolidar objetivos convergentes. A dialogia é condição essencial para alcançar o êxito de projetos sustentáveis.

Articulação em rede
A articulação em redes é uma das formas mais potentes de viabilizar projetos e empreendimentos sob o prisma da economia sustentável. Em configurações descentralizadas como essas preservamos e potencializamos o valor de cada participante, mas permitimos, por outro lado, viabilizar o crescimento numa medida equilibrada do(s) outro(s). Isso porque passamos a atuar de forma interdependente. O crescimento de um potencializa o crescimento do outro.

Funcionalidade dos arranjos e equipes
Trabalhar junto e em grupo não significa prescindir da função individual em nome do coletivo, mas, pelo contrário, ter muita clareza quanto à função, vontade, talento e potencial de cada parte, cada indivíduo para constituir um movimento mais funcional e complementar na articulação do grupo, do todo.

Por   
Fonte: www.culturaemercado.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural