Jandira Feghali é ameaçada de morte




Autora dos projetos de lei que anulam os mandatos dos presidentes do regime militar e revisa a lei da Anistia para torturadores do serviço público, há cerca de um mês a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) vem recebendo sistemáticas ameaças de morte e estupro pela internet.

As ameaças tornaram-se mais frequentes depois que a deputada apresentou na Procuradoria Geral da República (PGR) uma representação para que o governo federal não invista dinheiro de propaganda estatal no canal SBT, em virtude da defesa que a apresentadora Rachel Sheherazade fez da violência contra infratores. 

Até agora foram contabilizadas cerca de vinte e-mails anônimos de ameaças recebidos através da página da parlamentar no Facebook e no e-mail pessoal dela. A pá de cal veio, contudo, nesta quinta-feira (10), quando um homem montado numa motocicleta fotografou a casa da deputada no Rio de Janeiro em plena luz do dia. 

Temendo pela própria segurança, Jandira Feghali acionou a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), solicitando investigação desses casos e punição dos responsáveis. 

“Essas ameaças não me calam. Pelo contrário, reafirmam ainda mais as minhas convicções em defesa da liberdade e da defesa dos Direitos Humanos”, diz a parlamentar. “Ameaçar também é crime. Se essas pessoas têm a coragem de partir para esse vale tudo, terão agora que ter a coragem de enfrentar a Justiça e as leis”, completa. 

O inquérito da PF para investigar as ameaças contra a deputada foi aberto de imediato, segundo a polícia, e o primeiro procedimento deve ser a descoberta da origem dos IPs (endereços de onde partiram as mensagens de ameaça). 

Para Jandira Feghali, essas mensagens são oriundas de um “grupo menor de reacionários”, que, segundo ela, “perdeu o debate público em defesa dos horrores da Ditadura”: 

“Ninguém pode se esconder atrás do anonimato para praticar crimes. Não me surpreendo com essas ameaças porque esse mesmo grupo defende os agentes da repressão, a tortura, a morte de gente inocente e a execução de pessoas cujo crime foi apenas discordar da posição política do Estado”, afirma. 

Sobre a representação na PGR contra a apresentadora do SBT que fora afastada na bancada do “SBT Brasil” por conta das opiniões polêmicas, a deputada comunista diz que não é a favor da censura e nem do afastamento da jornalista da emissora.

“Não pedi que ela fosse afastada e nem sou a favor da censura. O que não pode é o Estado financiar um programa que defende abertamente a violência e o enfrentamento, colocando diversas vidas em risco. Uma emissora de TV é concessão pública. Não se pode usar esse espaço para transformar o País numa barbárie”, comenta a deputada do PCdoB. 

Questionada sobre se as ameaças de morte deixaram a família dela apreensiva e podem fazê-la desistir do trabalho na Câmara dos Deputados em Brasília, Jandira Feghali é incisiva: 

“Ameaça é o último recurso daqueles que não aceitam a derrota pelo debate legítimo. Não me calarei porque isso só incentiva mais para que eu continue no caminho da defesa das minorias. Minha família se preocupa, mas sabe que só o enfrentamento e a denúncia pública trazem mudanças nessa mentalidade onde a violência é a moeda de debate”, argumenta a deputada. 

Essa não é a primeira vez que um parlamentar do PCdoB recebe ameaças pela internet. No mês passado, a deputada Manuela Dávila (PCdoB-RS) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) também acionaram o MP para que mensagens ameaçadoras fosse investigadas. Os casos ainda estão sob investigação.

Por Rodrigo Rodrigues

Fonte:Terra Magazine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural