Prefeitura de Fortaleza inicia comemoração da Semana Nacional de Trânsito



Prefeitura inicia comemoração da Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), preparou uma programação repleta de atividades para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, que terá início no próximo dia 18 e segue até o dia 25 de setembro. O tema desse ano será: Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

A abertura da semana acontecerá dia 18, na Escola Municipal de Mobilidade Urbana (EMOB), a partir das 9 horas com a acolhida pelo Ponto de Cultura Acauã das Artes e segue com a realização de seminários sobre segurança no trânsito e acessibilidade. Às 16h, será lançada a campanha “Dê passagem para a vida”, cujo principal objetivo é disseminar a cultura do respeito ao pedestre e estimular a travessia segura pela faixa. O projeto contempla abordagens no Centro da cidade e nos terminais de integração da Parangaba, Papicu e Messejana, em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

No dia 19, durante a tarde, os profissionais de trânsito e alunos de escolas públicas participarão de palestras sobre agentes causadores de acidentes e educação ambiental, respectivamente. Às 15h, agentes de trânsito farão uma ação especial de fiscalização das vagas de idosos e deficientes na Av. Beira-Mar a fim de coibir esse tipo de infração. O veículo que estiver estacionado irregularmente estará sujeito à remoção.  

No dia 20, a principal ação da AMC se concentrará na Av. Dom Luís, onde educadores de trânsito farão abordagens nos bares orientando acerca do perigo de misturar álcool e direção. Na oportunidade, também serão sanadas dúvidas acerca da Lei Seca, aprovada em junho de 2008.

No dia 21, a Unidade Móvel da AMC estará na Av. Beira-Mar, nas proximidades da Estátua Iracema Guardiã,ofertando o serviço de credenciamento para a utilização das vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. As credenciais serão entregues na hora, basta que os interessados apresentem a documentação necessária e cumpram os requisitos exigidos.

No domingo (22/09), Dia Mundial sem Carro, o Aterrinho da Praia de Iracema será palco da concentração do passeio ciclístico, que irá inaugurar a ciclofaixa na R. Ana Bilhar, situada entre as vias Manoel Jesuíno e José Vilar.No local, haverá prestação de serviço à população e apresentação de ritmos culturais como maracatu, capoeira, e ainda esportes como skate, patins e futebol de areia.

A segunda-feira (23/09) será iniciada com a apresentação de um seminário, cujo o tema é “Ideias inovadoras para o uso seguro e responsável da bicicleta”, tendo como palestrante Marcelo Facó, presidente da Federação Cearense de Ciclismo.

Já na terça-feira (24/09), será feita uma oficina para os motoristas de ônibus na empresa Vega, às 8h, objetivando dar dicas para prevenção de acidentes de trânsito.

A programação das atividades educativas será encerrada quarta-feira (24/09), na Escola de Mobilidade Urbana (EMOB), com palestra sobre transporte de carga nas motocicletas, ministrada pelo assessor da Diretoria de Trânsito da AMC, André Luís Barcelos. 

(Jornalista responsável Dely Sátiro) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Deu no Le Monde