Griôs e Tuxauas - Luzes do saber


Griô Griô
só um pouco do teu saber
Griô Griô
alumia o meu viver

Me faz fatumbi
Um Pierre Chabloz
Santo conselheiro
Preciso ser
Junte a jurema com o baobá
que mais Patativas precisam nascer

Griô Griô
só um pouco do teu saber
Griô Griô
alumia o meu viver

Me faz cacumbi
Um Babalaô
Ogum Guerreiro
Preciso ser
de Boca Aberta de Boca Rica
e Balaios de Juca para se encher

Griô Griô
só um pouco do teu saber
Griô Griô
alumia o meu viver

Me traz um tacape
Me faz um Tuxaua
Um Maracatu a cada amanhecer
Teu seu saber Griô
nossa fortaleza
nosso solar de alumiação
E assim brasileira a Amazônia será
o Uirapuru nossa grande Nação


Griô Griô
só um pouco do teu saber
Griô Griô
alumia o meu viver

SOLAR!!

(Loa do Maracatu Solar 2012 - Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha)

O tema do Maracatu Solar 2012 trata da importância dos conhecimentos étnicos e "raciais" das culturas afro brasileiras e dos povos indígenas cearenses simbolizados  nos Griôs (mestres e de saberes e praticas da África) e Tuxauas (caciques dos povos nativos do Brasil) e em suas práticas de transmissão de seus conhecimentos ancestrais e históricos, evidenciando também de forma simbólica a problemática ambiental da amazônia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Deu no Le Monde

Brasil assume Presidência Pro Tempore do Mercosul Cultural