Ceará assina convênios com mais 100 Pontos de Cultura



O II Edital dos Pontos de Cultura, foi lançado em 2010 e concluído suas inscrições e seleção em 2011. Para este edital foram inscritos 404 projetos e destes foram selecionado 100, sendo 93 para o interior e 7 para a capital. Importante observar que entre os 100 projetos, foram contemplados 2 remanescentes quilombolas, 2 assentamentos, 4 indígenas e 1 cigano.

De 07 a 09 de dezembro serão assinados todos os convênios do projetos selecionados, em cerimonia no Teatro José de Alencar de 8:30h a 12h.

O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos 1 Ponto de Cultura.

Os Pontos de Cultura são expressões culturais contemporâneas, inseridos no contexto das práticas ativas, espaço de afirmação de cidadania e vivências identitárias e territoriais. Identidades que muitos acreditavam ameaçada pela globalização, mas que por vezes se mostram revigoradas em escala local e regional. São Entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre o poder público e comunidade.

Em 2009 o governo do Estado do Ceará lançou o I Edital dos Pontos de Cultura. Foram convidadas as Instituições da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídos, que desenvolviam ações de caráter cultural há pelo menos dois anos no referido Estado, a apresentarem propostas à edição estadual do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. Este Edital implementou 100 Pontos, sendo 20 para Fortaleza e 80 para o Interior.

Fonte: Coordenação da Rede de Pontos de Cultura do Ceará
Secretaria de Cultura do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Davi Duarte lotou o CCBNB neste sábado, mostrando oito músicas inéditas, cantando com o público os grandes sucessos e sendo abraçado por colegas da Geração 90

Pingo de Fortaleza realiza as últimas sessões do show Relicário de Canções com sua banda Prata 950

Deu no Le Monde